Má postura pode causar dores e afetar os órgãos

Ficar muito tempo olhando para baixo, focando a tela do celular, sobrecarrega a cervical e pode afetar toda a coluna, alertam os especialistas. Um indicador chave de saúde e longevidade, mas que muita gente negligencia, é a postura.

A hipercifose, chamada de corcunda e a escoliose que deforma lateralmente a coluna prejudicam a função respiratória e a mecânica dos pulmões. Melhorar a postura evita estresse, dores e até intestino preso.

A ação da gravidade é um dos fatores que prejudicam a postura. Com o passar dos anos, a força que puxa o corpo para baixo faz com que as articulações vão se achatando, os músculos se retraindo, a coluna deformando e a mobilidade sendo prejudicada.

Como alinhar o corpo? Fuja do sedentarismo!

É um dos principais inimigos da longevidade porque está ligado a diversos males à saúde, como falta de resistência física, perda de força e extensão muscular, redução de densidade óssea e prejuízos para o equilíbrio. Juntos, esses fatores resultam em desalinhamentos posturais que afetam várias funções do corpo.

A fórmula para evitar o sedentarismo é praticar ao menos 150 minutos de atividade física por semana. Para qualidade de vida, é muito importante não ficar só em atividades aeróbicas (corrida, caminhada) mas também fazer exercícios de força (musculação).

Não passe muitas horas na cadeira

O hábito de passar muito tempo sentado, trabalhando ou largado na frente da televisão, afeta muito a postura e a saúde. Lembre-se de levantar para alongar e dar alguns passos pelos menos a cada hora.

Use corretamente o celular

Ideal é manter o aparelho na altura dos olhos e o pescoço ereto, como se estivesse apoiando os braços numa mesa. Ficar muito tempo olhando para baixo, focando a tela do aparelho, sobrecarrega a cervical. A posição reflete em toda a coluna e aumenta o risco de desenvolver hérnia de disco. A tensão muscular na região pode, ainda, causar cefaleia do tipo tensional.

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Invista em métodos para melhorar sua postura

Faça Pilates. O método trabalha o core, formado pela lombar, pelo quadril e pelo abdome. Assim, ajuda a reduzir desvios posturais e dores na coluna.

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