Ficar muito tempo olhando para baixo, focando a tela do celular, sobrecarrega a cervical e pode afetar toda a coluna, alertam os especialistas. Um indicador chave de saúde e longevidade, mas que muita gente negligencia, é a postura.
A hipercifose, chamada de corcunda e a escoliose que deforma lateralmente a coluna prejudicam a função respiratória e a mecânica dos pulmões. Melhorar a postura evita estresse, dores e até intestino preso.
A ação da gravidade é um dos fatores que prejudicam a postura. Com o passar dos anos, a força que puxa o corpo para baixo faz com que as articulações vão se achatando, os músculos se retraindo, a coluna deformando e a mobilidade sendo prejudicada.
Como alinhar o corpo? Fuja do sedentarismo!
É um dos principais inimigos da longevidade porque está ligado a diversos males à saúde, como falta de resistência física, perda de força e extensão muscular, redução de densidade óssea e prejuízos para o equilíbrio. Juntos, esses fatores resultam em desalinhamentos posturais que afetam várias funções do corpo.
A fórmula para evitar o sedentarismo é praticar ao menos 150 minutos de atividade física por semana. Para qualidade de vida, é muito importante não ficar só em atividades aeróbicas (corrida, caminhada) mas também fazer exercícios de força (musculação).
Não passe muitas horas na cadeira
O hábito de passar muito tempo sentado, trabalhando ou largado na frente da televisão, afeta muito a postura e a saúde. Lembre-se de levantar para alongar e dar alguns passos pelos menos a cada hora.
Use corretamente o celular
Ideal é manter o aparelho na altura dos olhos e o pescoço ereto, como se estivesse apoiando os braços numa mesa. Ficar muito tempo olhando para baixo, focando a tela do aparelho, sobrecarrega a cervical. A posição reflete em toda a coluna e aumenta o risco de desenvolver hérnia de disco. A tensão muscular na região pode, ainda, causar cefaleia do tipo tensional.
Invista em métodos para melhorar sua postura
Faça Pilates. O método trabalha o core, formado pela lombar, pelo quadril e pelo abdome. Assim, ajuda a reduzir desvios posturais e dores na coluna.