4 Orientações para a Alimentação na Saúde da Mulher

A importância da qualidade da alimentação na saúde da mulher é parte fundamental do cuidado feminino, mas para isso é importante entender que comer de forma saudável não significa fazer dietas restritas, mas sim ter uma alimentação que garanta nutrientes essenciais em todas as fases da sua vida.

As mulheres possuem peculiaridades, construídas ao longo da história, as quais tornam necessária uma atenção diferenciada no cuidado com a alimentação na saúde da mulher.

Abaixo preparamos 4 dicas importantes de  como a alimentação pode auxiliar na melhoria da qualidade de vida e bem estar.

1 – Aumente o seu consumo de fibras

Os alimentos ricos em fibras contribuem para a prevenção da constipação, conhecida popularmente como prisão de ventre, e, além disso, uma dieta rica em fibras traz benefícios ainda como a redução de colesterol e a perda de peso. Ter uma alimentação rica em frutas, legumes e verduras, além de sementes como a linhaça, semente de chia e a aveia, pode ser uma boa estratégia para a alimentação na saúde da mulher.

2 – Evite alimentos refinados e ricos em açúcar

Os alimentos ricos em açúcar podem estar presentes nos carboidratos simples, ou seja, naqueles feitos com farinha branca, como a farinha de trigo utilizada em pães, bolos, inclusive os pré-prontos, biscoitos e massas diversas.  Estes, consumidos em excesso são perigosos por favorecerem a secreção de insulina no sangue, propiciando a compulsão alimentar e ainda podem ocasionar doenças como diabetes e problemas circulatórios. Por isso, uma dica é sempre optar pelos carboidratos integrais, como o arroz integral e pães integrais.

3 – Atenção à retenção de líquido

Algumas mulheres tem maior dificuldade de eliminar os líquidos do corpo, acumulando-os principalmente nas mãos, pernas e pés, principalmente durante a menopausa e o período pré-menstrual. Isso acontece devido às alterações hormonais que ocorrem no organismo durante estas épocas, por isso, é comum a sensação de ganho de peso. Por isso faça a seguinte conta: 35 ml x seu peso, essa é a quantidade de água que vc deve tomar todos os dias.

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4 – Invista em alimentos com efeitos antioxidantes

Antioxidantes são substâncias que têm a capacidade de proteger as células contra os efeitos dos radicais livres produzidos pelo organismo, dessa forma eles agem na prevenção de algumas doenças prevalentes entre as mulheres, como osteopenia, osteoporose, alguns tipos de câncer, doenças cardiovasculares, aumento da imunidade e podem ser encontrados em frutas, legumes, verduras, sementes até em ervas e especiarias, como o cacau, a cúrcuma e o chá verde, entre outros

É importante entender que a alimentação é a base para que o nosso corpo funcione corretamente, aliada a outros hábitos saudáveis, como a prática de atividade física, o controle do estresse e a realização exames periódicos. Assim é possível ter e gerar mais saúde e qualidade de vida.

Crédito: Imagem usada neste post by nensuria on Freepik

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