A obesidade acarreta mais casos de câncer em quatro tipos mais comuns no Reino Unido, do que o hábito de fumar, de acordo com a Cancer Research UK (CRUK), organização sem fins lucrativos dedicada ao combate à doença.
A entidade afirma que hoje é mais provável que os tipos de CÂNCER como INTESTINO, RINS, OVÁRIOS e FÍGADO tenham sido causados por EXCESSO de PESO do que pelo tabagismo.
Atualmente, no Reino Unido, o número de pessoas OBESAS supera o de FUMANTES em dois para um.
Excesso de peso versus tabagismo
O sobrepeso ou obesidade causa cerca de 22,8 mil novos casos de câncer por ano, enquanto o tabagismo está por trás de 54,3 mil. No entanto, nos quatro tipos de câncer destacados, o excesso de peso é uma razão mais frequente.
Nos OVÁRIOS, entre os 7.500 casos, o excesso de peso causa 490 casos por ano, enquanto fumar, 25. No Brasil, estima-se que pelo menos 15 mil casos de câncer por ano – ou 3,8% do total – poderiam ser EVITADOS com a REDUÇÃO do excesso de PESO e da obesidade. Mas enquanto as taxas de tabagismo estão diminuindo, as de OBESIDADE estão AUMENTANDO, o que especialistas em saúde dizem ser preocupante.
Entre os brasileiros, 9,3% fumam, enquanto 18,9% estão obesos. A ligação entre OBESIDADE e CÂNCER está bem estabelecida. FAMÍLIAS, empresas de alimentos e governo precisam desempenhar seu papel na prevenção e no tratamento da OBESIDADE e SOBREPESO.
Cuide-se: mantenha uma alimentação saudável e adequada, pratique sempre atividade física!