Saiba mais sobre prevenção de doença cardiovascular (DCV)

O Colégio Americano de Cardiologia acaba de divulgar em março de 2019 novas diretrizes sobre a prevenção primária de doença cardiovascular-DCV. As DCV são a maior causa de ÓBITO em homens e mulheres! Neste novo guideline foi ressaltado que por meio de escolhas e alterações no estilo de vida, quase 80% de todas doenças cardiovasculares podem ser evitadas.

As novas diretrizes de prevenção têm uma visão holística das pessoas e valorizam o esforço dos pacientes lado a lado com os médicos como a estratégia mais eficaz. O documento enfatiza a VIDA SAUDÁVEL como “a parte mais importante da prevenção ao longo de toda a vida”.

Qual a importância da prevenção de doença cardiovascular?

Com base em evidências científicas sabemos atualmente que apenas 10% a 20% da nossa Saúde são realmente determinados pela assistência médica que recebemos. E 70% a 80% são afetados pelos determinantes sociais da saúde! Populações carentes e de baixa renda tem mais risco de doença cardiovascular e expectativa de vida bem menor.

As novas diretrizes são baseadas em 3 temas abrangentes: a primeira é que realmente precisamos de um trabalho em equipe a fim de cuidar dos fatores de risco da doença cardiovascular aterosclerótica. A segunda é que todas as decisões sejam compartilhadas pelo médico e o paciente nas estratégias para redução de risco; e a terceira recomendação é valorizar os determinantes sociais da saúde como prevenção.

Como previnir doença cardiovascular?

As principais recomendações são:

  • Avaliar individualmente e periodicamente a “Estimativa de Risco” de acordo com sua idade;
  • “Alimentação” priorizar dieta saudável com ingestão de vegetais, frutas, legumes, grãos integrais, proteínas vegetal ou animal, peixe, reduzir a ingesta de carne processada, carboidratos refinados, sódio(sal), e bebidas adoçadas. Evite o consumo de gorduras trans!
  • “Atividade física” realizar pelo menos 150 minutos por semana atividade física de intensidade moderada ou 75 minutos de intensidade vigorosa.
  • “Tratar a OBESIDADE, DIABETES, HIPERTENSÃO ARTERIAL e o TABACO”.
Leia  Dormir mal pode atrapalhar a perda de peso
Se gostou, compartilhe!
Exclusivo para agendar consultas!