Nutrição na Gravidez e Controle de Peso

Alimentação saudável na gravidez

É sabido que nutrição na gravidez, através de uma alimentação saudável no período gestacional, é fundamental para uma gravidez bem sucedida e tranqüila. Alimentando-se de forma correta, a futura mamãe terá ganho de peso adequado às recomendações obstétricas e prevenirá deficiências de vitaminas e nutrientes que potencialmente prejudicam o desenvolvimento do bebê, além de favorecer o retorno ao peso habitual no pós parto.

A alimentação da gestante deverá seguir as recomendações da pirâmide dos alimentos, salientando-se a importância do acréscimo de algumas porções para suprir as necessidades aumentadas de nutrientes importantes para a formação e desenvolvimento do bebê e, ainda, garantir o estado nutricional da gestante.

Cada mulher tem sua necessidade

As necessidades protéico-calóricas de uma boa nutrição devem ser adaptadas após minuciosa avaliação nutricional da gestante, tendo em vista fatores como idade, peso pré gestacional, paridade, ganho de peso em outras gestações, atividade física praticada, atividade laboral, entre outros.

As recomendações de alguns nutrientes também aumentam durante a gravidez, pois fazem parte da formação e do crescimento do bebê principalmente cálcio, fósforo, vitamina D,vitaminas do complexo B, em especial B1 e B12, ácido fólico,zinco e ferro.

Legumes, frutas e verduras in natura
Alimentos in natura

Equilíbrio é sempre o melhor conselho

A alimentação equilibrada ainda é a melhor forma de preservar o estado nutricional da mãe e do bebê. Além de prevenir carências e excessos nutricionais, garantem a manutenção das reservas maternas para boa recuperação no período após o parto e durante o aleitamento. Converse com seu obstetra ou consulte uma nutricionista para uma gravidez saudável e tranqüila

Alimentos essenciais e o ácido fólico

Alguns alimentos merecem atenção especial nesse período, entre estão as frutas frescas, leite, queijos, carnes, verduras, cereais integrais e oleaginosas. São alimentos absolutamente essenciais na dieta da gestante já que esses fornecem boas doses de vitaminas, minerais e fibras. Algumas verduras como o espinafre são excelentes fontes de ferro e ácido fólico que é um nutriente indispensável para a formação do sistema nervoso fetal. Frutas cítricas oferecem grandes quantidades de vitamina C, favorecendo o aumento da absorção de ferro.

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A frequência das refeições

É indispensável que se coma ao menos quatro porções diárias desse grupo de alimentos, de preferência crus e, sempre que possível, com casca. Salmão, bacalhau, truta, camarão, mexilhões, ostras – conhecidos como pescados – são uma saborosa e saudável opção ao tradicional franguinho grelhado, especialmente no verão quando compõem pratos leves e saudáveis.

Cuidados

Vale lembrar que cada gestante possui uma necessidade nutricional e o estado nutricional pré-gestacional da mulher pode interferir no processo normal da gestação. Gestantes que apresentam uma reserva inadequada de nutrientes, aliada a uma ingestão dietética insuficiente, poderão ter comprometimento do crescimento fetal e, conseqüentemente, do peso ao nascer.

Assista a esse vídeo onde o Dr. Roberto fala sobre a importância da alimentação na gestação

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