A redução do número de exames de Mamografia durante a pandemia e dos diagnósticos, como o de câncer de mama, é um fator muito preocupante atualmente.
Dia 05 de fevereiro é o DIA NACIONAL DA MAMOGRAFIA.
O CÂNCER DE MAMA é o tumor mais incidente em mulheres no mundo todo.
Quando esse câncer é descoberto em estágio inicial as chances de CURA são em torno de 90%.
Por que realizar mamografia durante a pandemia?
A MAMOGRAFIA é a forma mais eficaz de detectar a doença precocemente.
Numa pesquisa realizada com 1.400 mulheres com 20 anos ou mais revelou que 62% das mulheres NÃO fizeram exames de detecção de câncer de mama em 2020 por causa da pandemia.
73% das entrevistadas com idade superior a 60 anos disseram NÃO ir ao médico ginecologista por causa do medo de COVID-19.
Segundo o Ministério da Saúde o número de MAMOGRAFIAS realizadas pelo Sistema Único de Saúde entre janeiro e julho de 2020 caiu 45% na faixa etária de 50 a 69 anos.
O SUS realiza gratuitamente a mamografia para mulheres a partir dos 40 anos
No Brasil, a Lei número 11.664 garante a realização da MAMOGRAFIA no SUS para mulheres com mais de 40 anos.
A forma mais EFICAZ de prevenir o CÂNCER DE MAMA ainda é realizar a MAMOGRAFIA periodicamente.
No Brasil ainda existem muitos municípios sem um mamógrafo disponível com uma concentração de aparelhos nos grandes centros, deixando boa parte da população do interior e de pequenas cidades descobertas.
O CÂNCER DE MAMA se tornou a forma mais comum da doença no mundo, ocupando o lugar que foi do câncer de pulmão durante 20 anos, este mais ligado ao tabagismo.
Portanto, NÃO há motivo atual para você, mulher em idade superior a 40 anos, deixar de ir ao médico e procurar fazer seu exame preventivo de câncer.
Desse modo estaremos SALVANDO também muitas vidas de uma patologia que se diagnosticada precocemente pode ter tratamento e CURA na grande maioria dos casos!
Procure seu GINECOLOGISTA.
Faça seus exames periódicos.
Não descuide da sua SAÚDE.
A vida segue…