Qual a real causa das doenças crônicas?

DOENÇAS CRÔNICAS são aquelas que persistem por muito tempo no indivíduo, como Diabetes, Hipertensão arterial, Obesidade, Doenças cardio-vasculares, Asma, Dislipidemia, Síndrome Metabólica, Câncer entre outras.

Nos EUA, atualmente, 60% da população tem algum tipo de DOENÇA CRÔNICA, com uma gráfico ascendente nas últimas décadas!

Segundo o C.D.C., órgão americano de controle doenças e alimentação, 4 FATORES podem estar envolvidos nesse processo: Tabagismo, Excesso de consumo de álcool, Falta de atividade física e MÁ NUTRIÇÃO.

FUMO

O hábito de FUMAR na população americana CAIU 70% ao longo dos últimos 60 anos NÃO se justificando como fator causal!

FALTA DE ATIVIDADE ATIVIDADE FÍSICA

Segundo o C.D.C. a população americana está mais ATIVA nos últimos 20 anos.

Considera-se atividade física regular a prática de exercícios físicos de moderada intensidade por pelo menos 150 minutos por semana (30 minutos por dia X 5).
Esse fator parece não estar associado à elevação de doenças crônicas!

CONSUMO DE ÁLCOOL

A ingestão de álcool pela população americana está ESTÁVEL com tendência a queda nas últimas décadas não parecendo estar relacionada com aumento doenças crônicas!

MÁ NUTRIÇÃO

Segundo estudo da Universidade de Harvard o índice de alimentação saudável nos E.U.A. vem MELHORANDO na população americana com passar dos anos.

Porém, atualmente 42% da população americana está OBESA e 8,3% apresenta DIABETES numa curva ascendente!

Nas últimas décadas houve uma importante e exponencial ELEVAÇÃO do consumo de ÓLEOS VEGETAIS (óleos de sementes como girassol, soja, milho, canola) que são produtos extremamente INDUSTRIALIZADOS.

Atualmente nos E.U.A. 20% do total das calorias ingeridas pela população vem da ingestão de ÓLEOS VEGETAIS, o que está INCORRETO.

O IDEAL e mais SAUDÁVEL seria como no passado a INGESTÃO de Gorduras monosaturadas ou de origem animal como: banha de porco, sebo, manteiga (ghee), óleo de coco, azeite de oliva, etc.

Leia  Você sabe o que é a violência obstétrica?

A extrema elevação do consumo de ÓLEOS VEGETAIS nas últimas décadas aparece como POSSÍVEL fator CAUSAL relacionado ao grande aumento de DOENÇAS CRÔNICAS na população.

Pense nisso e cuide-se bem evitando o fumo e o álcool assim como zelando pela sua alimentação e praticando o mínimo de exercícios físicos recomendado.

Se gostou, compartilhe!
Exclusivo para agendar consultas!