Como Saber se Estou Grávida?

Se você tem alguma dúvida de como saber se está grávida, além dos sinais e sintomas do início de uma gestação, leia este artigo. Certamente será muito útil para você

Uma das principais dúvidas das mulheres é quando e qual teste deve fazer para saber se está grávida.

O principal sinal da suspeita de gravidez é sempre o atraso menstrual mesmo. Deverá haver a ausência da menstruação após um período de pelo menos 30 dias do inicio da última menstruação quando então um teste de gravidez na urina ou no sangue poderá ser realizado para saber se está grávida ou não.

Quando devo fazer o teste de gravidez?

O ideal é fazer o teste de gravidez com a primeira urina da manhã ou pelo menos após 2 horas sem urinar. Caso o teste dê resultado positivo, mesmo na urina, significa gravidez sim, com 100% de certeza.

Não é necessário confirmar com um exame de sangue neste caso. Quando o exame de urina apresenta resultado negativo, a probabilidade de você não estar grávida é de mais de 99%. Nesta situação poderá ser repetido um novo exame com a primeira urina da manhã após alguns dias ou fazer o teste de sangue para gravidez, chamado de Beta HCG, para assim ter certeza de que não está grávida.

Não há a necessidade de você repetir o teste de gravidez na urina quando ele já apresenta o resultado positivo, e tampouco existe a necessidade de confirmar a gestação fazendo novo exame de gravidez no sangue.

Quando o atraso menstrual não significa que estou grávida?

Existem outras causas e alterações no organismo da mulher que também podem determinar um atraso menstrual ou mesmo uma irregularidade (alteração) do ciclo, com a ausência da menstruação. Uma das causas mais comuns de atraso do ciclo menstrual é devida ao mau funcionamento (disfunção) dos ovários, com conseqüente ciclo anovulatório (sem ovulação) determinando assim alterações hormonais e falha na descida da menstruação.

Leia  Os Cuidados para a boa Amamentação

Muitas vezes esta alteração nos ovários pode ser causada por problemas e fatores emocionais, stress excessivo, obesidade ou mesmo determinada por uma grande ansiedade com exagerada vontade de engravidar, agindo negativamente no seu ciclo ovulatório e menstrual.

O uso da pílula hormonal anticoncepcional e mais comumente os métodos contraceptivo hormonal injetável também podem determinar com freqüência uma irregularidade do ciclo menstrual, mudança do seu padrão menstrual (tipo de menstruação), ou mesmo causar a ausência da menstruação, acompanhada de sintomas que podem se confundir com os de uma gestação.

Os principais sinais e sintomas do início da gravidez

  • Os sinais clínicos e sintomas mais freqüentes de suspeita e inicio de gravidez são
  • menstruação atrasada – condição inicial mais freqüente e importante, considerada básica
  • aumento da sensibilidade e do volume dos seios
  • sensação de fraqueza e tontura
  • náuseas (enjôo) e vômitos, a qualquer hora
  • cansaço, lentidão, sonolência excessiva, mesmo durante o dia
  • aumento de freqüência da necessidade de urinar
  • sensação dolorosa pélvica semelhante à da cólica menstrual
  • maior emotividade e sensibilidade incomum, exagerada
  • aumento da secreção vaginal com maior fluxo de corrimentos
  • rejeição a algumas coisas (comidas,bebidas,cheiro,cigarro,etc.) e desejo grande de outras
  • tendência à retenção de gases com aumento do volume abdominal.           

O diagnóstico da presença de gravidez, baseado em sinais e sintomas clínicos sugestivos, além do atraso menstrual, deve ser confirmado sempre por um teste de gravidez feito na urina ou através do sangue (Beta HCG) que detecta a gestação mais precocemente já nos primeiros dias do atraso menstrual.           

É justamente a presença do hormônio Beta HCG no sangue materno produzido no início da gestação, o grande responsável pela maior parte dos sintomas iniciais da gravidez. Este mesmo hormônio será eliminado pela urina determinando então um teste positivo de gravidez na urina, que é confiável e seguro.

Leia  O que é Epi-no? E como funciona?

Ao saber que está grávida, não podem mais ocorrer sangramentos

 Uma vez confirmada a gravidez através do exame de urina ou de sangue não poderá mais ocorrer sangramento vaginal semelhante a uma menstruação. Caso isso ocorra você deverá procurar uma assistência médica prontamente com seu médico ou mesmo ir até o pronto-socorro da maternidade para passar em consulta ginecológica e fazer exames, como uma ultrassonografia, caso seja necessário, além de usar algum tipo de medicação prescrita pelo médico.

A importância da ingestão do ácido fólico

Após o diagnóstico da gravidez também será necessário e indicado iniciar a ingestão de ácido fólico, caso você já não o venha utilizando previamente à gestação, com a finalidade de diminuir a ocorrência de alterações e malformações principalmente do sistema nervoso do bebê, além de outros benefícios.

O primeiro Ultrassom após saber que está grávida

O primeiro exame de ultrassonografia a ser realizado no inicio da gravidez será indicado pelo médico idealmente a partir da sétima semana de gestação (atraso menstrual de 20 dias), onde já poderá então ser visualizada pelo ultrassom a presença do embrião com batimento cardíaco presente, confirmando assim uma gravidez saudável e normal.

Assista esse vídeo e tire todas suas dúvidas

Prepare-se, antes de ficar grávida

Recomenda-se sempre que a mulher passe em uma consulta médica ginecológica previa à tentativa de engravidar, com o objetivo de realizar uma avaliação completa pré-gestacional, exames clínicos e laboratoriais necessários, verificar seu estado nutricional e peso adequado, iniciar atividade física prévia à gravidez, além de começar o uso de polivitamínico com ácido fólico cerca de 1 a 3 meses antes da gestação.   

Se gostou, compartilhe!
Apenas para consultas e procedimentos.