Como evitar a Gravidez sem tomar Pílula Anticoncepcional?

Uma grande preocupação das mulheres reside na necessidade de programar sua gestação evitando filho num momento indesejado de maneira segura e que não faça mal para o seu corpo. Muitas mulheres estão cansadas de tomar diariamente a pílula contraceptiva hormonal, correndo ainda o risco de esquecer e engravidar. Além de alguns efeitos adversos comuns das pílulas hormonais.

Quais as limitações da pílula anticoncepcional?

Existem alguns fatores limitantes para o uso da pílula anticoncepcional hormonal como OBESIDADE, TABAGISMO, PRESSÃO ALTA, DIABETES, VARIZES, IDADE, risco aumentado para trombose venosa (antecedente pessoal ou familiar).

Sendo assim uma ótima alternativa sem tomar pílula anticoncepcional será o uso do DIU HORMONAL. Ele é um dispositivo intrauterino, que é inserido dentro do útero, onde libera localmente um hormônio do tipo progestagênio em doses reduzidas, com o objetivo principal de contracepção (evitar a gravidez) além de ter outros benefícios, como tratar alguns tipos de sangramento uterino excessivo, ou mesmo tratar a cólica menstrual intensa anormal.

Sua ação portanto, é praticamente local, quase não interferindo com o restante do corpo quando comparado às pílulas hormonais. É um método contraceptivo chamado de longa duração (LARC) agindo por 5 anos, totalmente reversível e com altíssimo nível de eficácia.

O DIU hormonal está entre os 3 métodos contraceptivos mais eficazes

Além do Diu hormonal também o Implante subdérmico hormonal e a Vasectomia tem resultados equivalentes, sendo uma questão de opção e circunstância a escolha em cada caso.

O Diu hormonal age pelo efeito local no muco do colo uterino, na camada interna do útero (endométrio) e nos espermatozóides. Após a sua colocação dentro do útero ele terá um efeito já no primeiro mês e causará progressivamente nos meses seguintes uma redução gradativa da quantidade e duração do ciclo menstrual podendo levar a ausência total da menstruação (amenorréia) em mais de 50% das usuárias, efeito desejado durante o seu tempo de uso de 5 anos.

Leia  Implante subdérmico hormonal, mais seguro e eficaz que a pílula

Muitas mulheres, atualmente, preferem NÃO menstruar, o que à luz dos conhecimentos científicos atuais torna-se uma opção útil e saudável. O DIU também pode ser utilizado para tratar ENDOMETRIOSE e ANEMIA, melhorando o sangramento por MIOMAS UTERINOS. 

Pense nisso antes de tomar qualquer decisão contraceptiva!

Se gostou, compartilhe!
Exclusivo para agendar consultas!