Como evitar Estrias na Gravidez?

Cuidados com sua pele durante a gestação

Muitas pessoas têm dúvidas se realmente podemos EVITAR as ESTRIAS na gestação. A seguir confira algumas DICAS importantes para tentar evitá-las:

Mantenha seu corpo hidratado

A água ajuda a manter a pele mais saudável. É recomendado beber 2 a 2,5 litros de água por dia. Beba chá de ervas, frutas e verduras também tem bastante água na sua composição.

Faça exercícios durante a gravidez

A Atividade Física ajuda a pele a reter sua elasticidade, melhorando a circulação de seu corpo, além de ajudar a impedir o ganho excessivo de peso.

Controle o ganho de peso

As estrias tendem a aparecer quando você ganha peso rapidamente. Procure ganhar peso de forma gradual.

Cuidados com os produtos químicos

Não utilize qualquer produto químico na sua pele sem indicação médica. Alguns produtos podem conter componentes capazes de secar a pele e reduzir a elasticidade, além de poder prejudicar o bebê.

Hidrate a sua pele

É importante usar um hidratante em áreas como barriga, parte inferior das costas, coxas e pernas. O ideal é sempre usar produtos específicos para mulher grávida. Hidrate a sua PELE de manhã após o banho e novamente a noite.

Use protetor solar

Utilize um produto com protetor solar fator 30 ou mais diariamente no rosto podendo repetir sua aplicação pelo menos mais 1 vez ao dia. Isso irá prevenir manchas na pele (cloasma ou melasma gravídico). Se for expor-se ao Sol passe protetor também na barriga e peito.

Tenha uma dieta saudável

Refeições equilibradas com alimentos que são benéficos para a saúde de sua pele como: Betacaroteno, Vitamina C e E, Ômega 3, Selênio, Zinco entre outros, geralmente presentes nas FRUTAS, LEGUMES, PRODUTOS INTEGRAIS, PEIXES, ÓLEOS VEGETAIS, SEMENTES e CEREAIS

Leia  Por que eu me tornei um médico obstetra?

Os fatores que influenciam

Os “fatores predisponentes” mais importantes para o aparecimento de ESTRIAS são: o FATOR GENÉTICO (hereditário familiar) e o RÁPIDO GANHO DE PESO na gestação.

Após o parto as estrias costumam mudar da coloração rósea para cinza/branca, bem menos perceptível, mas podem não desaparecer completamente.

Com estas DICAS você poderá prevenir ou retardar o aparecimento das ESTRIAS.

Se gostou, compartilhe!
Exclusivo para agendar consultas!