Anticoncepcional e suas alternativas para evitar a gravidez

Qual o melhor método anticoncepcional?

Existem muitos métodos, com efeito anticoncepcional, disponíveis no mercado. Podem ser utilizados com o objetivo anticoncepcional, ou seja, evitar a concepção e a gravidez indesejada.

Os meios chamados naturais como a Tabelinha, onde se evita relação sexual no período fértil da mulher, ou o Coito interrompido, apresentam uma falha muito grande, chegando a 20-30%.

O método de barreira como o condon, preservativo oua  camisinha, pode apresentar índice de falha de até 10%, dependendo se uso correto ou não. Porém, tem a importante função de evitar também as doenças sexualmente transmissíveis – DST.

A opção da pílula anticoncepcional

A pílula hormonal anticoncepcional se apresenta como a maneira mais conhecida e usada em nosso meio, tendo uma alta eficácia contraceptiva, além da possibilidade dos chamados benefícios adicionais. Melhora da pele, diminuição da acne, tratamento de cistos no ovário, alivio da cólica menstrual, redução do volume do fluxo menstrual, regularização do ciclo menstrual, alivio da TPM entre outros.

As três opções atuais com a pílula

Atualmente existem 3 regimes indicados para se manter o uso da pílula anticoncepcional. O modelo cíclico tradicional, com a interrupção mensal para menstruar (sem muita vantagem). O modelo chamado “estendido”, com uma pausa intermitente a cada 2-3 ou mais cartelas. Por último, o regime continuo sem pausa.

Mais recentemente, chegaram ao mercado pílulas compostas com um hormônio estrogênio natural, que possibilitarão benefícios adicionais novos, com menor risco, e menos efeitos colaterais.

Embora a menstruação seja um fenômeno natural, os estudos científicos indicam mais vantagens para a vida da mulher com os modelos de uso da pílula com pausa programada, ou mesmo sem pausa!

O anticoncepcional injetável

Já os contraceptivos hormonais injetáveis, eles possuem elevada eficácia, comodidade de uso, (mensal ou trimestral), porém, tem como frequente efeito colateral indesejado, a alteração e irregularidade da menstruação.

Leia  Implante subdérmico hormonal, mais seguro e eficaz que a pílula

O anticoncepcional hormonal oral tem uma variedade de opções e composições disponíveis, com dosagem hormonal variável, dependendo do objetivo da paciente, desejo do beneficio extra conceptivo, interesse em menstruar ou não, tempo de uso, idade da mulher.

Geralmente se inicia com o uso da menor dose efetiva da pílula, possibilitando assim a redução dos efeitos adversos indesejáveis, que muitas vezes levam à interrupção da ingestão de pílula.

Anticoncepcional de longa duração

Implante subdérmico

Tem ação por 3 anos. A menstruação será bem reduzida ou simplesmente não descerá.

DIU hormonal ou DIU de cobre (dispositivo intra uterino)

Tem efetividade por até 5 anos. A menstruação deverá ser bem reduzida ou poderá nem descer.

Se gostou, compartilhe!
Apenas para consultas e procedimentos.