Uma ação fundamental para o sucesso do “Parto Humanizado”
Muito se fala atualmente sobre realizar um nascimento e parto normal de maneira mais natural, espontânea, com maior participação da gestante e do casal nas escolhas, atitudes, e tomadas de decisão, quando a mulher exercerá uma atitude ativa e colaborativa durante todo o processo do parto.
A melhor saúde do bebê e da mãe assim como o maior sucesso no parto dependerá frequentemente da realização de um bom e adequado seguimento de pré-natal.
Hoje em dia o conceito e objetivo do pré-natal mudou muito. Não se propõe apenas a realizar os exames básicos de sangue e urina da mãe, a controlar seu ganho de peso, de medir a pressão arterial, ouvir sua queixas e tirar algumas dúvidas.
Devemos aproveitar esta oportunidade para cuidar do estado de saúde da mãe de um modo completo e integral.
Porque o pre-natal é tão importante?
Aproveitar para avaliar seu estado nutricional, além do físico, obter o ganho de peso materno ideal, dar atenção a parte emocional, estimular a prática de atividade física, manter uma alimentação saudável adequada, cuidados com a pele da mamãe, controle da pressão arterial, prevenção de varizes e de trombose venosa nas pernas, ingerir complexo vitamínico adequado com ferro (para evitar anemia), omega 3 e vitamina D, manter uma dieta rica em cálcio e fibras, entre outros.
Quais os exames e ações do pré-natal
Quanto aos exames solicitados no pré-natal devemos aproveitar este momento para verificar o completo estado de saúde da mamãe, com exames de sangue e urina, pesquisar ausência de infecções, das DST – doenças sexualmente transmissíveis, do diabetes, a boa evolução da gestação e do bebê com a ultrassonografia obstétrica, além de realizar as vacinas necessárias na gravidez.
As consultas de pré-natal devem ser uma grande oportunidade de ouvir a gestante e casal, esclarecer eventuais dúvidas, estimular os cuidados com sua saúde e qualidade de vida, passar as informações científicas adequadas quanto ao tipo de parto, orientar a planejar seu “plano de parto” e principalmente, fazer uma preparação física e emocional adequada prévia ao Parto Normal.
Por que escolher um médico obstetra?
É durante o seguimento mensal de pré-natal que será criado progressivamente o vínculo médico-paciente, idealmente baseado na confiança, segurança, conhecimento e atenção. A melhor opção parece ser realizar este seguimento com um “médico obstetra” especialista na gestação e parto.
Todos estes cuidados e ações estão dentro do contexto atualmente chamado de “PRÉ-NATAL HUMANIZADO” que visa obter os melhores resultados durante a gravidez e no parto, além do maior sucesso e satisfação em todo o processo de nascimento.